Lisboa EcoCampus. Lisboa + Verde | Trabalhos

Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa)

Identificação dos autores:
Coordenadoras do projeto EcoCampus:
Filomena Moreira da Silva (Docente da ESEJD)
Diana Boaventura (Docente da ESEJD)
Estudantes do 2.º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Localização da área a intervencionar:
Jardim da Estrela (Lisboa, Campo de Ourique)

Mapa da área a intervencionar:

Descrição do projeto, seus objetivos e metas:
O presente projeto tem como objetivo principal consciencializar a comunidade local e escolar para a necessidade de preservação e sustentabilidade dos ecossistemas naturais, através de uma ação que engloba cuidar da fauna e flora do Jardim da Estrela, com a colaboração de várias entidades e voluntários. Pretende-se implementar um plano de ação que inclua a comunidade local e a Associação Jardins-Escolas João de Deus dinamizando o Jardim da Estrela.

Recursos necessários:
Sementes aromáticas
Sementes e plantas autóctones
Material de jardinagem (kits de jardinagem)
Consumíveis de jardinagem
Pinças para apanhar lixo
Canteiros em madeira
T-shirts
Flyers
Consumíveis para atividades
Autocarro
Câmara fotgráfica Nikon D5600 + AF-P DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR + Estojo
Lupas de mão
Caixas-lupa
Ninhos para pássaros
Bebedouros e comedouros
Ecopontos de pequenas dimensões

Orçamento previsto:
Material Descição/Justificação Orçamento €
Sementes aromáticas Coentros, salsa, hortelã, hortelã-pimenta, alecrim,etc. 67
Sementes e plantas autóctones A selecionar em colaboração com a Câmara municipal de Lisboa 277
Material de jardinagem (kits de jardinagem) Pás; Ancinhos, Sacho; Tesouras de poda, regadores, luvas 327
Consumíveis de jardinagem Adubo ecológico; Sacos do lixo 57
Pinças para apanhar lixo Material para as atividades de sensibilização e dinamização 50
Canteiros em madeira Material de jardinagem 540
T-shirts Material para as atividades de sensibilização e dinamização 699
Flyers Material para as atividades de sensibilização e dinamização 107
Consumíveis para atividades Etiquetas, papel, cola, tintas,régua, tesoura, materiais decorativos 700
Autocarro Transporte de alunos a solictar à CML /participantes nas ações 1200
Câmara fotgráfica Nikon D5600 + AF-P DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR + Estojo Registo de resultados 699
Lupas de mão Material para as atividades de sensibilização e dinamização 30
Caixas-lupa Material para as atividades de sensibilização e dinamização 57
Ninhos para pássaros Material para as atividades de sensibilização e dinamização 120
Bebedouros e comedouros Material para as atividades de sensibilização e dinamização 40
Ecopontos de pequenas dimensões Apoio a solicitar à CML 300
Orçamento total 5270,00 €

Prazo de execução previsto:
O projeto tem a duração prevista de 2 anos a iniciar em setembro de 2020.

Enquadramento do estabelecimento:
A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escolas João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 55 Centros Educativos distribuídos pelo País. Nascida da reconversão do Curso de Didática Pré-Primária pelo Método João de Deus, criado em 1920 pelo Pedagogo João de Deus Ramos, filho do Poeta João de Deus, este foi o primeiro e, durante muitos anos, o único espaço a formar Educadores de Infância em Portugal, prestando um contributo decisivo no incremento da Educação Infantil.
A Escola Superior de Educação João de Deus segue a sua tradição, com ênfase especial no desenvolvimento e significado da formação humana, cultural, científica, técnica e profissional. Juntamente com sua reconhecida missão de formação de professores (licenciatura, mestrado, pós-graduação), a Escola Superior de Educação João de Deus também se dedica à investigação, em cooperação com instituições nacionais e internacionais.
Nas últimas duas décadas tem ainda participado e promovido diversos projetos de investigação na área da ecologia e educação ambiental, financiados pela FCT, Portugal 2020 e pela Direção-Geral de Política do Mar do Ministério do Mar.
Atualmente, a ESEJD candidatou-se ao projeto EcoCampus e a comunidade escolar tem-se mobilizado para cumprir e assegurar os importantes requisitos do plano de ação deste projeto, mesmo em tempos de pandemia.

Descrição do grupo de trabalho e outros intervenientes no planeamento e desenvolvimento do projeto:
O presente projeto será desenvolvido pela comunidade académica da ESEJD através da articulação com os seguintes membros do Conselho EcoCampus:
- Coordenadores do projeto EcoCampus
- Estudantes dos seguintes cursos: Curso Licenciatura em educação Básica, Mestrado em Educação Pré-Escolar, Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Curso Técnico Superior Profissional em Promoção de Atividades Educativas, Sociais e Culturais
- Docentes da Escola Superior de Educação João de Deus
- Outros colaboradores
- Câmara Municipal de Lisboa
- Junta de Freguesia de Campo de Ourique

Descrição da metodologia de trabalho no âmbito do plano de ação:
O presente projeto foi contemplado no plano de ação do projeto EcoCampus e foi amplamente discutido e aprovado nas reuniões do Conselho EcoCampus, estando relacionado com outras ações previstas no domínio da Biodiversidade e Espaços Exteriores. A ideia de base e proposta inicial das coordenadoras foi desenvolvida, aprofundada e trabalhada pelos estudantes, tendo conduzido à proposta de candidatura que agora se apresenta.

Resultados da auditoria: apresentação e conclusões:
O Jardim da Estrela constitui um local de elevada biodiversidade no centro da cidade de Lisboa. Na auditoria inicial constatou-se que muitas vezes a utilização deste espaço pela comunidade é feita de modo menos adequado, por exemplo com a acumulação de resíduos. Muitas das ações que o público realiza neste local correspondem a atividades de lazer.
Assim, importa adicionar uma vertente mais dinâmica de interação com a comunidade, sensibilizando-a para os serviços fornecidos pela áreas verdes a nível ambiental, designadamente os de suporte, aprovisionamento, regulação e culturais.
Deste modo, pretendem-se utilizar áreas disponíveis para efetuar plantações por alunos do ensino básico e ensino superior, contribuindo para a dinamização deste local e consciencialização da comunidade para a necessidade de preservar e florestar o planeta.
Nota: já foi agendada reunião com elementos da CML

Resultados da auditoria: apresentação e conclusões:

Planeamento das ações a desenvolver:

Soluções apresentadas para resolver os problemas ambientais identificados:
Florestação de áreas disponíveis.
Ação de sensibilização da comunidade, académica, escolar e local para os serviços dos ecossistemas fornecidos pela área do jardim da Estrela.
Atividades de educação ambiental e dinamização do jardim.

Soluções apresentadas para resolver os problemas ambientais identificados:

Conclusões:
Com a realização desta proposta de projeto pretendemos abranger o maior número de pessoas, de modo a promover a participação da sociedade na florestação do Jardim da Estrela.
Torna-se imprescindível gerar atitudes de intervenção na sala de aula que ajudem os alunos a compreenderem os problemas do mundo e a contribuírem com possíveis soluções. Desta forma, é essencial desenvolver nas crianças e jovens competências sociais que lhes possibilitem a construção dos seus próprios modelos, a avaliação dos mesmos, o seu questionamento e, posteriormente, a tomada de decisões.
O foco primordial deste projeto é transmitir a mensagem de que com pequenas ações podemos causar um impacto positivo no meio envolvente. Desta forma, caso o nosso projeto seja aceite, pretendemos transmitir valores e princípios aos alunos, tais como: a entreajuda, a consciencialização ecológica, técnicas de plantação e valorização de espaços verdes numa cidade, entre outros.
Como sociedade moderna que somos torna-se cada vez mais importante “contribuir para uma mudança de valores e atitudes, contribuindo para a formação de um sujeito ecológico” (Carvalho, 2004, p.18).
Tal como defendemos acima, através de pequenas ações no dia-a-dia, como o simples ato de semear e plantar, podemos criar um impacto bastante positivo a longo prazo. Neste sentido, com este projeto, pretendemos realçar a importância da manutenção dos espaços verdes de Lisboa, contribuindo para o objetivo de manter o estatuto de capital mais verde da Europa.